quinta-feira, 30 de junho de 2016

[Nutricionista] Dicas da Nutri

Ola meus amores! Como vocês estão? Espero que todas bem!!!
Aqui tudo fluindo!!! To começando a fazer a dieta da nutri e colocando algumas dicas dela na alimentação!
Então vamos la as dicas que ela me passou e para que serve ok!!

Extrato de Própolis 


Como eu uso:
Eu tenho tomado ele com 1/2 limão 1 copo de água e 10 gotinhas do extrato de própolis

Benefícios:
A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:
  • Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorroidas.
  • Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
  • Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
  • Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
  • Age como antioxidante no organismo.
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonoides — princípio ativo da própolis.

A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:

Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.

Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Semente de Abobora 


Como eu uso:
Como ela junto com frutas. 

Benefícios:
A abóbora é um alimento que fornece muitos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas, sopas, entre outros, pois é rica em vitaminas e tem baixo teor calórico. No entanto, geralmente nos desfazemos da parte mais rica do alimento: as sementes!
Veja 7 motivos para incluir as sementes de abóbora em sua dieta e consumi-las regularmente:

1. São fontes ricas e naturais de proteína

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ao consumir 100 gramas de sementes de abóbora, você está ingerindo mais de 18 gramas de proteínas, 18,4 gramas de fibras e somente cerca de 446 calorias, além de várias vitaminas e minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro e fósforo.

2. Aumentam sua ingestão de magnésio

O magnésio é um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas.

As mesmas 100 gramas de sementes de abóbora contêm 262 miligramas de magnésio, mais da metade do total sugerido que um adulto consuma por dia.

3. Elevam os níveis de potássio

Assim como o magnésio, o potássio é um mineral essencial para o corpo humano para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão. Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea. É sugerido que adultos consumam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia, mas a maioria das pessoas somente ingere metade desse total. As sementes de abóbora fornecem, a cada 100 gramas, cerca de 919 mg de potássio, considerando que uma banana de tamanho médio - estimada por ser uma das melhores fontes do mineral, oferece 422 mg.

4. Fortalecem o sistema imunológico

O zinco é o responsável por proteger e combater um número grande de doenças que podem se instalar no nosso organismo. O Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta, e 100 gramas de sementes de abóbora possuem 10 mg.

5. Ajudam na saúde da próstata

Pesquisas mostram que as propriedades das sementes de abóbora e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). As sementes contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.

6. Deixam você mais feliz!

As sementes de abóbora melhoram o seu humor naturalmente e podem ser eficazes até mesmo contra a depressão, além de que, quando ingeridas algumas horas antes de ir para a cama, o triptófano presente nas mesmas ajuda a ter uma boa noite de sono.

7. São repletas de antioxidantes

As sementes de abóbora são inigualáveis em seus níveis de antioxidantes. O alimento possui várias formas de vitamina E, assim como uma mistura diversa de antioxidantes não encontrados facilmente em qualquer outro alimento. Por isso elas são tão especiais!

Além de atuarem como vermífugos, ajudando a paralisar vermes e expeli-los do organismo de adultos e crianças devido aos fitoesterois encontrados nas sementes, elas também têm eficácia comprovada como redutoras do colesterol ruim (o LDL).

Existem várias maneiras possíveis para consumir as sementes de abóbora; por exemplo, torrar as sementes e colocá-las inteiras na salada ou comê-las com frutas, triturar e colocá-las em sopas e cereais ou até mesmo fazer molhos para saladas. Assim, é possível utilizar as sementes e aproveitar sua riqueza nutricional de diversas formas no dia a dia.

Gergilim


Como eu uso:
1 colher de sopa em cima da comida

Benefícios:
Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisão de ventre ou colesterol alto, por exemplo.

No entanto, os benefícios do gergelim vão além disso, pois ele é capaz de:

  • Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
  • Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
  • Ajudar a controlar a pressão arterial;
  • Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
  • Aumentar as defesas do organismo;
  • Manter os ossos e dentes fortes;
  • Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
  • Melhorar o humor;
  • Regular a produção de hormônios.
Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.


Bem esses são uns dos alimentos que eu uso com a dieta da nutri! Espero que ajude alguém! To postando mais a base de conhecimento de algumas coisas que eu uso ok!
Beijos lindonas!

4 comentários:

  1. Uau, quantas dicas boas!!
    O alimento é o verdadeiro remedio, né? Tem tudo de bom =)
    Bjs
    Ca

    ResponderExcluir
  2. Eu uso muito um spray de mel, gengibre, e própolis muito eficaz para não ter dor de garganta, bjs

    ResponderExcluir
  3. adoooro gergelim... Sabe que me ajuda bastante nas crises, pq em alguns momentos preiso estar mastigando alguma coisa, independente do que for, entao uso um pouco de gergelim para controlar a ansiedade, nem q for comer um por um, so para enganar.

    Bjooo

    Bruna

    ResponderExcluir
  4. Nossa quantas dicas maravilhosas, não sabia do propolis.

    ResponderExcluir